Utilizando CDs e materiais reciclados, a artista plástica desenvolve um novo tipo de mosaico e lança sua primeira exposição individual

Buscando inspiração em suas origens, nas belezas das formas e das cores da mulher africana, Surama representa em suas peças a união da africanidade com o Brasil. Em peças de tamanho natural de cerca de 1,80m de altura, a artista explora materiais diversificados aliando a arte à sustentabilidade. A exposição será inaugurada dia 29 às 19h, no espaço TU Mercado de Arte e Moda, e poderá ser visitada até dia 4 de Junho. 
Cascos de palmeiras, CDs e elementos cenográficos não mais utilizados são a matéria-prima para o trabalho que Surama desenvolve há dois anos, tipo de mosaico reciclado que transforma placas de MDF em africanas de vestidos e turbantes coloridos.
Surama explora principalmente as possibilidades do CD. Segundo ela, para chegar ao resultado atual já realizou diversas experimentações, sendo esta técnica o sétimo processo desenvolvido. Ela retira a camada que recobre os discos e neles aplica jornais, revistas ou tintas para obter a textura que deseja. Muitos dos pedacinhos são pintados um a um, um trabalho que leva cerca de um mês por peça.
Conseguir os discos também não foi tarefa fácil. A artista possui parceria com empresas que fabricam os CDs, já que em cada uma das africanas são utilizados cerca de 150 discos, e teve que pedir autorização especial da zona franca de Manaus para provar que os CDs tinham utilização voltada para a arte.

À primeira vista o produto final é semelhante ao mosaico tradicional, mas a leveza da peça e as possibilidades de cores são o diferencial. “O ladrilho e a cerâmica são mais limitados pelo peso e pela uniformidade de cor”, aponta a artista.

Surama nasceu em São Paulo e ainda criança foi para Bahia, mas aos 17 anos voltou para a correria paulistana. Para criar a mostra “Mulheres Africanas” retornou em 2009 à Bahia para buscar referências no Pelourinho, Ondina e Recôncavo Baiano, pesquisando também sobre a cultura africana, principalmente, países da África Ocidental como Benin e Burkina Faso.
O trabalho de Surama Caggiano pode ser conhecido no site www.artesurama.blogspot.com e algumas de suas peças estão à disposição no TU Mercado de Arte e Moda.
Exposição “Mulheres Africanas”
Onde: TU Mercado de Arte e Moda
End: Pedroso de Morais, 793 – Pinheiros
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 20h.
Abertura: 29 de maio
Data: 30 de Maio a 4 de Junho


Nenhum comentário:

videos lunetim