Maio é um marco na luta de trabalhadoras e trabalhadores e o Cine Mulher participa deste momento exibindo o emblemático Metrópolis de Fritz Lang que, em 1927 já sinalizava como seria a relação capital e trabalho, humano e maquínico. Maristela Bizarro, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo é nossa parceira e nesta tarde nos falará sobre o expressionismo alemão e as representações da mulher nesta ficção científica que tem influenciado outras produções do gênero, como Blade Runner e Matrix.

Exibiremos a versão restaurada pela Friedrich Wilhelm Murnau Fundation, Berlin/Koblenz.

Esperamos por você!


SINOPSE

Metrópolis é um filme alemão de ficção lançado em 1927, dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Considerado um ícone da cinematografia e do expressionismo alemães, o filme é fruto da parceria entre Lang e a roteirista Thea von Harbou, autora de romance homônimo.
Metrópolis é uma cidade governada por um poderoso empresário, dono de uma fábrica no centro da cidade, ela mesma uma oposição formal entre uma classe privilegiada que vive nos Jardins do Éden e os trabalhadores, escravizados pelas máquinas, condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo.
Neste contexo, surge Maria, uma líder que exorta os trabalhadores a se organizarem e esperarem por um mediador, cuja função será representá-los.
Com forte impacto visual e uso de efeitos especiais, o filme se tornou um clássico ao imortalizar cenas futuristas, como a panorâmica da cidade com os seus veículos voadores e passagens suspensas. Com alusões bíblicas, mitologia anglo-saxâ e forte ação dramática , Metrópolis é uma narrativa que permite questionar a mecanização do trabalho, a criação de seres artificiais e o papel da mulher na sociedade moderna.


Ficha Técnica

Título no Brasil: Metrópolis
Título Original: Metropolis
País de Origem: Alemanha
Gênero: Ficção
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1927
Site Oficial: http://www.kino. com/metropolis
Estúdio/Distrib. : Universum Film S.A.
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Thea von Harbou


Cinemulher: Rua Augusta, 1239 - cj. 13/14 - 18:30 horas.



Nenhum comentário:

videos lunetim