-->

Na ultima exibição do cineclube Lunetim Mágico pudemos conhecer mais sobre o contexto de criação dos documentários de Ana Paula Quintino, cientista social e professora da cidade de Mauá, no ABC Paulista.
Seus vídeos contam sobre a cidade de Mauá, sua história e memória, mas acima de tudo sobre seus habitantes e cultura. É o caso do documentário “Nome frio Betinho, clandestino em Mauá” que relembra a passagem dos sociólogo Betinho (irmão de Henfil) pela cidade em tempo de clandestinidade durante a ditadura militar. Pelo relato de operários da cidade é possível conhecer um lado pouco conhecido de Betinho e da própria cidade, quase desconhecida para seus próprios habitantes. Os documentários “Catira Az de Ouro” e “Samba lenço, a memória esta no corpo” resgaram a memória da cultura popular e os rituais resistência cultural praticados há séculos pelos habitantes nas periferias e imediações de São Paulo.
Ana Paulo Quintino é uma 'professora cineasta', tem como principal objetivo a educação e nos ensina a importância de registrar a história independente dos obstáculos.
Foi uma bela tarde.


Um comentário:

videos lunetim